Ouvir música

OUVIR RÁDIO ?RRRRRRRÁDIO MANOBRAS

91.5 Mhz [[]]

Rádio Manobras, um Amplificar Urbano : voz dos habitantes, sejam eles públicos, privados, associativos, empenhados, discretos. É uma rádio de bairro e uma rádio da cidade, do Centro Histórico e do Porto. É ainda um espaço de investigação da rádio, nas suas possibilidades expressivas, interventivas, e de conteúdo.

www.facebook.com/radiomanobras

Concertos?

Para descobrir bandas novas, o Porto é um paraíso. Multiplicam-se os lugares para ver, ouvir e assistir música de todos os estilos e proveniências com uma regularidade e diversidade enormes. Ou não fosse o Porto a Califórnia da Europa!

Todos os concertos em Portugal:

www.pt.yeaaaah.com/pt/agenda-de-concertos

Há concertos programados regularmente no Plano B, Maus Hábitos, Passos Manuel, Armazém do Chá, Contagiarte, Breyner85…. [[Ver p.x “Vida Noturna” e Lugares multidisciplinares]]

STOP [[]]

Uma comunidade de músicos dentro de um Centro Comercial na Rua do Heroísmo 333. « Estamos entre os mais de trezentos músicos que formam mais de 100 bandas neste lugar. Se o Porto é casa, o STOP é a oficina. É o sítio onde se burila o som que pode ser entendido e entendimento, sem negar nada à partida, sem vedar ninguém à partida. » Aqui workshops e concertos são realizadas ocasionalmente e toda a comunidade de músicos às vezes aparece como “Stopestra”, uma banda gigantesca de mas de 100 músicos conduzidos por maestros convidados para a ocasião. Imperdível !!!

www.poststop.pt

SOOPA

Uma plataforma internacional de arte e música, um coletivo de artistas e pensadores, um laboratório de som e imagem e uma entidade programadora de concertos e performances. SOOPA é um processo contínuo e multifacetado de pesquisa orientado pelas práticas de Jonathan Saldanha e Filipe Silva, com Benjamin Brejon e Dayana Lucas. SOOPA é um cosmos espetral que trabalha nos campos de : territórios negativos, ficção científica caseira, culturas tradicionais fabricadas, mapeamento de territórios invisíveis, inner station jungle, interception Dub, animismo rádio magnético, cosmonautas mortos em órbita, agentes fantasma.

www.soopa.org

O meu mercedes é maior que o teu

É uma cave de pedra na Ribeira com o carisma no ponto! Dividido em 2 andares, o Mercedes oferece concertos e música para dançar entre conversas, copos e cigarros. O Mercedes está ali há anos intimista, intenso, escuro e sempre estimulante. Se for para descer à Ribeira e ouvir música este é o endereço. Rock n’roll se faz favor.

Rua Lada 30- São Nicolau- Ribeira

T: 222082151

www.omeumercedes.com

 JAZZ

Para os amantes do Jazz, a Associação Porta-Jazz organiza concertos em diversos lugares da cidade, nomeadamente na “Casa da Madeira”, aos sábados às 18h30.

www.portajazz.com

www.facebook.com/portajazz

Há também programação regular de concertos jazz no Breyner 85 ( Ver p.x Sexto Sentido), no Tribeca (www.tribecacafebar.com), no Hot Five (www.hotfive.eu), no Labirintho (www.labirintho.com), jam sessions às terças na ESMAE, e em Julho, nos jardins de Serralves numa programação intitulada « Jazz No Parque » (www.serralves.pt).

Grandes Salas de Música

Coliseu do Porto

Na Passos Manuel ,o Coliseu é um monumento que se distingue pelos neons vermelhos e azuis visíveis de muitos lugares da cidade. Uma das mais antigas e prestigiadas casas da cidade tem uma programação tendencialmente comercial que acolhe música, teatro, dança e circo. Bom para 3500 pessoas, neste palco poderás cruzar-te com algumas das maiores estrelas da música nacional e internacional e no inverno, com muitos ballets e espetáculos de encher o olho.

Rua Passos Manuel,137

T: 223 394 940

www.coliseudoporto.pt

Hard Club

O Hard Club está instalado num lugar absolutamente incrível no agora renovado emblemático Mercado Ferreira Borges. Um verdadeiro palco multidisciplinar ao nível do melhor que a Europa conhece, tem um programa ambicioso e regular de concertos, espetáculos, exposições e formação. Tem bar, restaurante e lojas. Visita obrigatória!

Praça do Infante Dom Henrique – Antigo Mercado Ferreira Borges

T: 227375819

www.hard-club.com

Casa da Música

Um verdadeira meteorito na Praça da Boavista projetado por Rem Koolhas, a Casa alberga o Remix Ensemble, Remix Orquestra – Orquestra de Jovens, Estúdio de Ópera, Cibermúsica e um Serviço Educativo. Há bares luxuosos, um restaurante, sessões de CLUBBING, estúdios de gravação, várias salas e palcos e uma programação musical que atravessa todos os estilos, escolas e gostos. É possível fazer uma ou várias visitas guiadas especializadas consoante o interesse através do email: visitasguiadas@casadamusica.com

Avenida da Boavista 604-610

T: 220 120 220

www.casadamusica.com

Lojas de Música

Matéria Prima

Loja dedicada à música, com destaque para a eletrónica, onde se encontram edições musicais em vários formatos (7”, 12”, LP, CD e cassete), revistas e outras publicações da especialidade e artigos variados. A loja partilha o rés-do-chão de um prédio antigo reabilitado na baixa do Porto com a Galeria Dama Aflita. Há também concertos e performances de vez em quando no espaço por baixo.

Rua da Picaria, 84

2ª a Sáb., das 14h às 20h

T : 222 019 070

www.materiaprima.pt

LOUIE LOUIE

Garage / Post Punk + Metal / Música Brasileira e Portuguesa

Vinyl: Grande variedade de vinis, do clássico à novidade !

2ª a Sáb. 10.30-13.30 e 14.30-19h.

Rua do Almada, 275

T. 22 201 0384

www.louielouie.biz

ZONA 6

Vinyl ! Novas edições de clássicos e discos novos.

2ª a Sáb.: 14h-20h

Rua do Almada, 448

T: 22 201 1027

www.zona6.org

LOST UNDERGROUND

Loja online. Boas secções de música portuguesa, avant garde, progressivo, noise e garage.

www.lost-underground.com

Jojo’s

Apenas discos novos. Tudo relacionado com a esfera Indie + Música Portuguesa e Brasileira. Vinis de clássicos e novos.

Rua da Cedofeita 509

Horário: 2ª a 6ª: 9.30-19.30. Sáb.: 9.30 – 13h e 14.30 – 19.30

www.cdgo.com

Fado Vadio?

O vestido vermelho espalhou-se na luz. Os humanos ainda não cantaram o seu hino de morte que os levará a enterrar o conceito de música. Os humanos extinguiram-se mas ainda não morreram. A morte é permanente como um fado, vadio na sua composição. O vestido vermelho é uma mulher a carregá-lo num palco e todos os palcos são caixões de madeira com dois andares, um microfone, guitarras portuguesas e lágrimas de sódio adquiridas na colonização de experiências de outros seres. Humanos. Humanos que não morreram e que vão cantando a história de Júlia Florista Fadista

  • Essa é espetacular! – diz a mulher, enquanto passam pessoas vestidas de sombra pelo chão e se escondem nos factos da noite.

Nesta altura, todos os palcos são hinos à extinção da ideia do humano. Porque os humanos já foram ao céu. Agora são andaimes, construção civil de música (já vos tinha dito que até a ideia de música está em extinção?). A meio da canção a mulher ondulante, levanta o braço para rematar:

  • A música é nossa, foda-se! – e o vestido vermelho cai
  • A música é de todos – e uma das sombras do chão, revela um buraco que não estava lá
  • O fado é nosso, foda-se – digo eu, ela e todos os mortos-vivíssimos presentes no concerto

Fado. Foda. Fado. Foda. Fado. Foda. Fado. A variante de foda fado será a solução que levantará os mortos no estrado de dois andares e fará a cerimónia da extinção. O cristal – que palavra tão antiga – será comido pela fadista antes que os seres descubram a sua extinção como seres humanos. Será um ritual de energização da vida tal como todas as práticas ancestrais do mundo.

Rita Natálio

Encontros de Fado Vadio

« O fado vadio anda por aí de casa em casa (cafés, restaurantes, coletividades desportivas, culturais e recreativas) sem esquecer as tasquinhas. Esses locais sao frequentados por pessoas anónimas (e nâo só ) que gostam de cantar o fado.

Cada qual o canta à sua maneira: mais choradinho, mais alegre e até humoristico. Há quem aproveite até para declamar o mesmo. Não fazendo do fado a sua profissâo, fazem dele a sua paixão. Nesta cidade tripeira, (e em todo o lado ) o fado vadio anda de mâo dada, com todos aqueles que o amam. Os amantes do fado vadio são oriundos de todos os extratos sociais. Não posso esquecer aqueles / as que nao cantando o escutam com devoçâo ao ponto de deixarem escapar as

lágrimas. Chamo a isto: sentir e viver o fado. Ai fado, que és vadio / e andas de rua em rua / Mesmo chorado, és sadio / Nesta cidade que é tua. »

Antonio Terra, Fadista

Boteko

A casa mais antiga a fazer fado vadio

Sábados

Rua D. Manuel I, Cedofeita

Restaurante Adega Beira-Rio [[Mais conhecido por Piedade]]

Rua do Ouro 235, Lordelo do Ouro

T : 226179436

3ªs à tarde pelas 17h

Grupo Dramático Monte Aventino

Rua Manuel Carqueja, 50

Às 4ªs !

Restaurante Solar das Antas

Rua das Antas 400

Domingo.

Estudantina Restaurante

Centro Comercial Alexandro Herculano, Sé

Domingos à tarde.

Blue Bar

Rua de Sao João, 26 – Sé

Ribeira do Porto

6ªs às 21.30 !

Restaurante O Meia Pipa

Rua Cimo da Vila, 25 – Sé

Há Fado ao Sábado.

A Casa da Horta

Tarde de Fado Vadio Primeira 6ª de cada mês

Rua de São Francisco, 12A – São Nicolau

Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges.

T: 22 2024123 / 96 5545519

www.casadahorta.pegada.net/entrada

Fado menor

Largo do Colégio, Sé

Frente à Igreja dos Grilos

2ªs à tarde

www.fadonoporto.blogspot.com

Casa da Mariquinhas

Rua São Sebastião, 25 – Sé

4050-568 PORTO

5ªs à noite

GZ

Rua Antero de Quental, 9

Fado à 5ª e Sáb.

16h – 20h