Porto Verde
http://portoverde.wordpress.com
O projeto Porto Próximo, Porto Verde (S.P.O.T. I Manobras no Porto), surge no âmbito do Manobras no Porto e tem o invulgar objetivo de encontrar espaços verdes na cidade que, estando atualmente sem uso ou insuficientemente valorizados, possam ser imaginados como hortas urbanas, comunitárias, sociais. Pensamos concretamente nas vontades de embelezar a cidade que habitamos, de tirar proveito de espaços vazios, de reforçar o sentimento de comunidade e de tornar a nossa cidade mais orgânica. Pois queremos que se transformem em pequenas hortas, jardins, pomares. Que se encham de cor e de significado para quem os passar a estimar e que passem a fazer parte da parte mais viva da cidade!
Na hora em que os poderes públicos e os especialistas de gestão do território são confrontados com desafios maiores como a gestão do lixo e poluição, a criação de alojamentos sociais e a eficiência do consumo de energia e de água, como conciliar os desejos de cidade dos cidadãos e os imperativos do desenvolvimento durável?
Cada vez mais, grupos de indivíduos e câmaras municipais tentam realizar o sonho de uma cidade durável e sustentável num pedaço do território urbano. Qual sonho? O sonho de um fragmento da cidade que seja confortável e que acolha todos, caraterizado pelos efeitos de mestria sobre o ambiente e favorável ao desenvolvimento económico. Nos anos 90 esse sonho começou a ganhar forma na Europa do Norte onde os bairros duráveis são bastante apreciados pelo quadro de vida que oferecem: verdura, espaços de jogo com segurança, vias pedonais e ciclovias ocupam o espaço público. Frequentemente, o objetivo é também produzir uma imagem positiva do local, suscetível de impregnar toda a cidade. O sucesso dos bairros duráveis é tal que eles aparecem nos lugares mais inesperados. No coração de Austin, no Texas, o estado do petróleo, foi lançado um projeto durável. Perto de Wuhan, na China, apesar deste ser considerado o segundo país mais poluidor do mundo, é proposto um projeto de bairro durável para reduzir os efeitos negativos da cidade sobre o ambiente. Nos Estados Unidos, o governo de Chicago tornou-se famoso pela promoção ativa de telhados vegetais.
Taoufik Souami, Eric Charmes, Villes Rêvées, Villes Durables