Festivais

What is at stake is the flourishing of an affective sense of place born out of multiple contributions, the creation and enhancement of narratives and symbolic systems associated with tangible territories.

Heitor Alvelos

São João

São João é uma das festas populares mais loucas e bonitas da Europa acontece aqui no Porto. A data para decorar é 23 de Junho. Esta noite corresponde à chegada do solstício de Verão e festeja o santo padroeiro da cidade. Todas as gerações saem à rua para fazer voar balões de papel, carregando martelos de plástico, alhos-porros ou ervas cheirosas que utilizam a noite toda para bater na cabeça dos outros enquanto desejam BOM SÃO JOÃO! A Festa vai da Ribeira à Foz, por todos os Bairros do Centro, e a cidade inunda-se de gente. A meia noite é a hora santa do artifício para assistir como é óbvio da Ribeira.

Futureplaces

Futureplaces é o encontro entre uma comunidade que partilha uma mesma questão: se os média digitais podem contribuir tanto para a comunicação global, conhecimento e criatividade, como é que também podem contribuir para o desenvolvimento da cultura local? Outubro 2008 marca o pontapé de saída para este festival anual que reúne uma comunidade internacional crescente, para uma maratona de laboratórios, exposições, mesas-redondas e improvisações. Curadoria de Heitor Alvelos.

FIMP

FIMP – Festival Internacional de Marionetas foi criado em 1989 por Isabel Alves Costa. O Porto tem uma forte tradição em fabricação de marionetas, teatro de objetos e constução de figuras em miniatura e em madeira. O FIMP é a ocasião de descobrir companhias de teatro de marionetas nacionais e internacionais e de participar na fabricação de marionetas em ateliers de construção. O FIMP chega todos anos em SETEMBRO!

TRAMA

TRAMA é um festival internacional apresentado anualmente na cidade do Porto. Ao longo de 4 dias o Trama constrói-se sobre um percurso que integra vários espaços da cidade, revelando-os e explorando-os na sua dimensão pública, social e urbana. O Festival Trama propõe um programa de práticas artísticas nas disciplinas da dança, da música, do teatro, da performance, da instalação, do cinema e vídeo, diversificado nos seus suportes, protocolos, durações e dimensão performativa. Programação: Cristina Grande/Paulo Vinhas/Pedro Rocha/Rita Castro Neves|Fundação de Serralves/brrr Festival de Live Art/ Matéria Prima

CIRCULAR

CIRCULAR — Festival de Artes Performativas decorre todos os anos em Setembro, em Vila do Conde. Festival de experimentação, contaminação e multidisciplinaridade e que convida os artistas a criarem propostas em relação com o contexto da cidade de apresentação. O CIRCULAR oferece música , dança, artes plásticas, colaborações artísticas e é passagem obrigatória na reentré. Tudo à distância de uma viagem de metro! A curadoria é de Paulo Vasques e Dina Magalhães.

NOITES RITUAL

NOITES RITUAL Rock é um festival de Verão que decorre nos Jardins do Palácio de Cristal, entre o fim de Agosto e início de Setembro. Concertos de alguns dos nomes mais importantes da nova música Portuguesa, além de workshops, debates, showcases e feirinhas um pouco por toda a cidade.

FITEI

FITEI — Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica promove o teatro, as artes performativas e a criação artística, através da realização de um festival annual que invade vários palcos da cidade. Procura firmar públicos, acolher obras artísticas de referência, clássicas e contemporâneas, o experimental e o transdisciplinar e as novas linguagens artísticas das artes performativas.

Fantasporto

Fantasporto — Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto é o maior festival de cinema em Portugal. Aqui ante-estrearam Blade Runner de Ridley Scott e No Country for Old Men dos Irmãos Cohen. Uma verdadeira montra de técnicas de vanguarda e do melhor que se faz em cada país, o Fantas é palco para estreias e ante-estreias, entrega de prémios, mostra de super produções e cinema independente. O FANTAS é um festival com uma programação tranversal que inclui retrospetivas, formação, exposições e claro, o já mítico BAILE DO VAMPIRO.

Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde

Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde chega em Julho de cada ano, com um programa composto por filmes, exposições, performances, workshops, concertos. O Festival mantém-se atento a todas as manifestações que têm lugar no campo do cinema e, também, à transversalidade com as outras artes. O festival inclui várias secções de competição, uma programação muito vasta e TOP of the tops!

PRIMAVERA SOUND

PRIMAVERA SOUND aterrou pela primeira vez no Parque da Cidade em 2012. Importado de Barcelona, a programação indie é um sonho, assim como o cenário e a organização! Hurry Up We’re Dreaming é o título do último album dos M83, banda que este ano incendiou o parque da cidade. O Porto tem o melhor festival do país para começar o Verão!

DANCEM!

DANCEM! Anualmente o Teatro Nacional São João traz-nos um festival de dança com coreógrafos e criadores nacionais e internacionais firmados! Por este palco já passaram nomes como Pina Bausch, Marie Chouinard, Clara Andermatt, DV8 ou La Ribot. A curadoria está nas mãos do coreógrafo Paulo Ribeiro.