Galerias de arte

A minha cidade é muitas. Move-se e adapta-se. Não é por acaso muitas vezes descrita como sendo uma cidade autêntica que cultiva a cultura alternativa. Espaços alternativos, pequenos grupos, discussões anunciadas e encontros vão acontecendo. Uma impressionante capacidade de agrupar e congregar. A cultura do estar nos cafés ainda permanece no Porto, onde têm muitas mesas e menos balcões. Os desaparecimentos sucessivos a que temos assistido – dos festivais, das exposições, das estruturas, dos locais de apresentação, das programações regulares, das editoras, das associações… – assustam-nos e apoiamos as resistências, porque resistentes somos. O tecido cultural criativo do Porto vive das iniciativas culturais de agentes cúmplices, que à margem de “trendismos” e o mais das vezes fora do campo de visão político-estratégica dos decisores, vão fazendo o seu trabalho. A mobilidade, a precariedade e a efemeridade dos acontecimentos culturais no Porto dá-lhe contornos específicos de invisibilidade que tornam difícil a nomeação de um ou outro local para as artes, sempre em mutação: do teatro que deixa de o ser à casa de um artista que sai do país. Mas como a resistência continua o espectador mais atento poderá – ainda e esperemos sempre – ser surpreendido na sua passagem pelo Porto com situações e momentos especiais de grande autenticidade e intensidade artística.

Rita Castro Neves [[Artista plástica e comissária na área da Live Art]]

Galerias de Arte

Rua Miguel Bombarda

Muitas das galerias de arte do Porto estão localizadas nesta aqui:

Presença, Nuno Centeno, O! Galeria, Quadrado Azul. Vale a pena dar umas voltas, e ir entrando aqui e ali entre as galerias, exposições e lojas de design e vestuário. Todas as galerias mudam de exposição a cada 2 meses. Esse dia é uma ótima oportunidade para presenciar uma grande noite de inauguração.

Todas as informações em https://www.facebook.com/ruamiguelbombarda

Galeria 111

Fundada em 1964, por Manuel de Brito, a 111 tem um percurso com mais de quatro décadas. O programa expositivo da Galeria 111 pauta-se pela apresentação de exposições dos mais representativos artistas nacionais e alguns internacionais.

Rua Dom Manuel II, 246

T: 226093279

www.111.pt

Galeria Pedro Oliveira

Calçada de Monchique, 3

T: 222 007 131

gpo@galeriapedrooliveira.com

Outros locais de arte

Espaço Campanhã

Galeria independente criada em 2008, mesmo à beira da principal estação de comboios do Porto! Propõe uma programação única de exposições e eventos. A visitar !

Rua Pinto Bessa,122, Armazém 4

http://www.facebook.com/espacocampanha

Dama Aflita

Uma galeria que apresenta ilustrações e desenhos.

Rua da Picaria, 84

www.galeriadamaaflita.blogspot.com

Inc. Livros e edições de autor

Comercialização de livros de artista e edições de autor. Seis amigos, um interesse comum: a arte contemporânea. Uma paixão: os livros e o universo das edições de arte contemporânea.

Rua da Boa Nova,168

T: 226095537

www.inc-livros.pt

Uma Certa Falta de Coerência

Galeria independente, situada num imóvel por renovar e numa rua com vários edifícios vazios e ou devolutos. A curadoria é de André Sousa e Mauro Cerqueira.

Rua dos Caldeireiros, 77

http://umacertafaltadecoerencia.blogspot.pt

Extéril

Produzir o máximo com o mínimo!

Visitas por marcação. Um espaço 2m x 2m para mini-exposições. Ótimo repertório online de todas as galerias e museus de Portugal.

Rua do Bonjardim,1176

www.exteril.com

Maus Hábitos

Ver Lugares Mutlidisciplinares

Espaço Gesto

Espaço de exposição e atelier de arte gráfica no primeiro andar.

Rua José Falcão, n°107

T: 223320986

www.espacogesto.blogspot.pt

Galeria Painel

Galeria ligada à Faculdade de Belas Artes do Porto, FBAUP.

ISPUP, Rua das Taipas, 135

2ª a 6ª das 8h- 20h e Sáb. das 9h às 20h

www.galeriapainel.blogspot.com

Pé Direito

Apartamento que se transforma em galeria para exposições ou lançamentos de publicações.

Rua Duque da Terceira 403, 4º esq.

www.pe-direito.tumblr.com

Hotel 555

Edifício de tipologia portuense com 8 estúdios para artistas geridos por uma Associação Cultural sem fins lucrativos.

Passeio de São Lázaro, 41

www.facebook.com/hotel555/info

Rua Duque de Saldanha nº 26

Lugar de exposições com nome homónimo à morada onde está localizado.

Museus/Fundação

Fábrica Social, Fundação José Rodrigues

Antiga Fábrica têxtil onde o escultor José Rodrigues tem o seu atelier e onde trabalham diversos grupos de artistas visuais e performativos.

Rua da Fábrica Social

T: 223395120

http://blog.joserodrigues.org

Culturgest

Organização cultural da Fundação Caixa Geral de Depósitos.

Exposição, ciclos de som, concertos e vídeos.

Av. Aliados, 104

Seg-Sáb. 10h às 18h

www.culturgest.pt

Galeria Fundação EDP

Rua Ofélia Diogo da Costa, 39

Ter-Dom 12h às 19h

ARTES- Programa de Arte Contemporânea da Fundação António Manuel da Mota

ARTES tem como objetivo refletir novas formas de produção artística e é dedicado a promover e aumentar o acesso às artes visuais.

Edifício Mota Galiza | Rua Calouste Gulbenkian, 239

T: 226 093 732

www.artes.fmam.pt

Museu Arte Contemporânea de Serralves

Museu de Arte Contemporânea, projetado por Álvaro Siza. Arte contemporânea portuguesa e internacional, apresentação de uma programação de exposições temporárias, coletivas e individuais, que representam um diálogo entre os contextos artísticos nacional e internacional. Jardins, casa de chá e uma quinta com uma área total de 18 hectares. Fechado à 2ª. Rua D. João de Castro, n°110 Aberto das 9.30 às 18.30.

www.serralves.pt

Museu Nacional Soares dos Reis

Pintura e Escultura Portuguesa dos séculos XIX e XX.

Palácio das Carrancas

Rua D. Manuel II,56 T: 223 393 770

www.mnsr.imc-ip.pt

Museu Romântico da Quinta da Macieirinha

Atmosfera da grande burguesia do século XIX numa casa tipicamente Portuguesa do século XIX, com dois andares com pátio e um jardim incrível com vista para o Douro. Pontualmente organizam-se concertos de música clássica.

Rua de Entre Quintas, 220

T: 226091131

Centro Português de Fotografia O Centro Português de Fotografia (C.P.F.) existe desde 1997, para assegurar uma política nacional para a fotografia. Atualmente, é tutelado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e tem como missão salvaguardar, valorizar e promover o património fotográfico.

Edifício da Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, Campo Mártires da Pátria

T: 220 046 300

www.cpf.pt

Cinemas

Há, entre o Porto e o Cinema, uma relação inevitável. O primeiro realizador português, Aurélio da Paz dos Reis nasceu e trabalhou no Porto, assim como o mais velho e um dos mais produtivos cineastas mundiais, Manoel de Oliveira. O Cineclube do Porto, um dos mais dinâmicos do país nos anos 50 e 60, foi “escola” de alguns dos mais importantes realizadores do Cinema Novo Português, nomeadamente, de António Reis e António Campos, e ponto de encontro, não apenas de cineastas e críticos, mas também de toda uma comunidade artística que veio a ter um importante papel na história da arte contemporânea portuguesa.

O Porto mostra-se em vários filmes que assumiram alguma importância nesta relação entre o cinema e a cidade. Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança de Aurélio da Paz dos Reis, pelo seu pioneirismo; Douro, Faina Fluvial de Manoel de Oliveira, pela contemporaneidade com aquilo que se fazia na Europa; A Costureirinha da Sé, de Manuel Guimarães, pelo forte impacto que teve na comunidade onde foi filmado; Porto da Minha Infância, também de Manoel de Oliveira, é um filme que se destaca: um filme que mistura a cidade com a biografia de um dos seus realizadores mais carismáticos e que é produzido no contexto de um dos momentos mais pujantes da produção e exibição cinematográfica na cidade – Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.

José António Cunha, Presidente do Cineclube do Porto

Clube Português de Cinematografia | Cineclube do Porto

O Cineclube do Porto tem uma atividade regular durante todo o ano: sessões quinzenais em sala (em diferentes lugares na cidade, principalmente no Cinema Passos Manuel, Teatro Campo Alegre e Museu Soares dos Reis) entre Setembro e Julho; Duas sessões por semana de cinema ao ar livre no Verão. Além da oferta do Cineclube, existem muitas outras associações na cidade que vão organizando ciclos de cinema nas suas sedes ou em espaços não convencionais. Entre essas, destacam-se a Casa da Animação que se dedica exclusivamente à promoção do cinema de animação nacional e internacional.

T: 220 924 128

www.cineclubedoporto.wordpress.com

Mais Cinema

Todos os filmes e salas estão listados no site do jornal diário O Público

Consulta regularmente a programação do Teatro do Campo Alegre [[Ver Teatro e Dança]]. Aí se encontra uma programação variada com filmes clássicos, franceses, e ciclos de cinema de autor. Rua das Estrelas, ao lado do Planetário.T: 226 063 000